Apocalipse 5:1
– E VI na destra do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por
dentro e por fora, selado com sete selos.
2-
O que fez o Cordeiro com o Livro?
Apocalipse 5:7
– E veio, e tomou o livro da destra do que estava assentado no trono.
3-
Porque razão foi Cristo declarado digno de abrir os
selos?
Apocalipse 5:9
– E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os
seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens
de toda a tribo, e língua, e povo, e nação.
4-
O que surgiu com abertura do primeiro selo?
Apocalipse
6:1,2 – E, HAVENDO o Cordeiro aberto um dos selos, olhei, e ouvi um dos quatro
animais, que dizia como em voz de trovão: Vem, e vê. E olhei, e eis um cavalo
branco; e o que estava assentado sobre ele tinha um arco; e foi-lhe dada uma
coroa, e saiu vitorioso, e para vencer.
Nota: O número
sete nas Escrituras revela cumprimento ou perfeição. Os sete selos compreendem
toda uma série de acontecimentos que têm lugar na História da Igreja, desde o
começo da era Cristã até à segunda Vinda de Cristo. O cavalo branco, com o
cavaleiro que sai vitorioso, apropriadamente representa a primeira Igreja
Cristã na sua pureza, indo a todo o mundo com a mensagem evangélica da
salvação.
5-
O que acontece na abertura do segundo selo?
Apocalipse
6:3,4 – E, havendo aberto o segundo selo, ouvi o segundo animal, dizendo: Vem,
e vê. E saiu outro cavalo, vermelho; e ao que estava assentado sobre ele foi
dado que tirasse a paz da terra, e que se matassem uns aos outros; e foi-lhe
dada uma grande espada.
Nota: Como a
brancura do primeiro cavalo revelava a pureza do Evangelho que o seu cavaleiro
anunciava, assim a cor do segundo animal deve mostrar que a corrupção se
deveria manifestar no tempo a que este símbolo se aplica. É verdade que tal
estado de coisas sucedeu à Igreja Apostólica. Referindo-se ao segundo século,
Wharey na importante obra História da Igreja, p. 39 diz: “O Cristianismo começou
então a vestir-se das roupas do paganismo. As sementes de muitos erros que
posteriormente invadiram a Igreja tão completamente, macularam-lhe a beleza,
desvaneceram-lhe a glória, tomavam já raízes.” O mundanismo entrava. A Igreja
procurava a aliança do poder secular, e dificuldades e perturbações foram o
resultado. Este período estendeu-se desde o final do primeiro século ao período
de Constantino, quando se efectuou completa união entre a Igreja e o Estado.
6-
Como é apresentada a cor do terceiro selo?
Apocalipse 6:5
– E, havendo aberto o terceiro selo, ouvi dizer ao terceiro animal: Vem, e vê.
E olhei, e eis um cavalo preto e o que sobre ele estava assentado tinha uma
balança na mão.
Nota: O cavalo
preto representa muito bem a escuridão espiritual que caracterizou a Igreja do
tempo
de Constantino até ao estabelecimento da supremacia papal, em 538 da era
Cristã (e.C.). Da condição que imperou no quarto século, Wharey (História da
Igreja, p. 54) diz: “O cristianismo tornara-se popular, e uma larga proporção, talvez
a grande maioria, dos que o aceitavam, apenas lhe tomavam o nome, recebiam o
rito do baptismo, conformavam-se com algumas cerimónias externas da Igreja,
enquanto o coração e no carácter moral eram tão pagãos como antes. Como um
dilúvio, o erro e a corrupção invadiram a Igreja.”
7-
Como surge o simbolismo da cor do quanto animal?
Apocalipse
6:7,8 – E, havendo aberto o quarto selo, ouvi a voz do quarto animal, que
dizia: Vem, e vê. E olhei, e eis um cavalo amarelo, e o que estava assentado
sobre ele tinha por nome Morte; e o inferno o seguia; e foi-lhes dado poder
para matar a quarta parte da terra, com espada, e com fome, e com peste, e com
as feras da terra.
Nota: Esta cor
não é natural num cavalo. O original dá o sentido da cor pálida ou amarela que
se vê nas flores crestadas. O símbolo evidentemente refere-se à obra de
perseguição e morte efectuada pela Igreja Romana contra o povo de Deus do tempo
decorrido entre o início da supremacia papal, em 538 e.C., e o tempo em que os
Reformadores começaram a expor com ousadia o verdadeiro carácter do papado,
sendo detida a obra de destruição.
8-
Ao abrir-se o quinto selo, que foi visto sob o altar?
Apocalipse 6:9
– E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram
mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram.
Nota: Quando
os Reformadores expuseram a obra do papado, foi então trazido à memória o
grande número de mártires que tinham sido mortos pela fé.
9-
Que se diz estarem a fazer os mártires?
Apocalipse
6:10 – E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo
Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?
Nota: O cruel
tratamento que tinham recebido clamava por vingança, assim como o sangue de
Abel clama a Deus desde a terra. Génesis 4:10. Não estavam no Céu, mas debaixo
do altar onde tinham sido mortos. Sobres este pondo diz o Dr. Adão Clarke: “O
altar está na Terra, não no Céu.” (veremos mais referências deste autor).
10- O
que foi dado a estes mártires?
Apocalipse
6:11 – E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que
repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de
seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos como eles foram.
Nota: Estes
tinham sido mortos durante os séculos compreendidos no selo anterior: Os seus
perseguidores, a maior parte, tinham morrido. E se tinham recebido castigo ao morrer,
como alguns supõem, porque se incomodariam os mártires para que fossem punidos?
Nesta, como noutra parte da Bíblia, é usada a figura da personificação, em que
objectos inanimados são, como se fossem. (ver Juízes 9:8-15; Hebreus 2:11;
Romanos 4:17). Estes mártires tinham sucumbido como hereges debaixo da
escuridão e superstição do selo anterior, cobertos de ignomínia e vergonha.
Agora, à luz da Reforma, o seu verdadeiro carácter aparece, e são vistos como
justos, e dai lhes serem dadas ´vestes brancas´, ´O linho fino são as justiças
dos santos.´Apocalipse 19:8. Justiça lhe foi imputada; e após terem repousado
por mais um pouco – debaixo do altar – até que outros que deveriam perecer por
causa da fé, os seguissem, juntos então haverão de despertar para a vida e a
imortalidade.
11- O
que é visto em primeiro lugar, ao ser aberto o sexto selo?
Apocalipse
6:12 – E, havendo aberto o sexto selo, olhei, e eis que houve um grande tremor
de terra.
Nota: Este
acontecimento teve lugar sem dúvida no grande Terramoto do dia 1 de Novembro de
1755, geralmente conhecido como o Terramoto de Lisboa, cujos os efeitos foram
sentidos numa área de 8.000.000 quilómetros quadrados. Lisboa
(Portugal), cidade que contava 150.000 habitantes, foi em grande parte
destruída. O abalo do terramoto, diz o Sears, na sua obra Maravilhas do Mundo o
seguinte: “…foi seguido imediatamente da queda de toda as igrejas e conventos,
de quase todos os edifícios públicos, e a quarta parte das casas. Cerca de duas
horas depois o fogo irrompeu em diferentes lados, e grassou com tal violência
durante três dias que a cidade foi completamente desolada. O terramoto ocorreu
num dia santo, quando as igrejas e conventos estavam repletos, sendo poucas as
pessoas que escaparam. … O terror do povo não pode ser descrito. Ninguém
chorava: era além das lágrimas. Corriam todos de cá para lá delirando de terror
e pasmo, batendo na face e no peito, gritando: Misericórdia! É o fim do mundo! Mães
esqueciam os filhos, e corriam à roda carregando crucifixos. Infelizmente,
muitos corriam às igrejas em busca de protecção; mas em vão foi ministrado o
sacramento; em vão as pobres criaturas abraçavam os altares; imagens,
sacerdotes e o povo foram soterrados na ruína comum. …Noventa mil pessoas
presume-se terem sucumbido naquele dia fatal.” p. 200
12- O
que seguir-se ao grande terramoto?
(Apocalipse
6:12) – …e o sol tornou-se negro como saco de cilício, e a lua tornou-se como
sangue (última parte).
Nota:
Refere-se ao dia escuro de 19 de Maio de 1780, quando a escuridão foi tal que
deu a impressão geral de que o dia do julgamento estava próximo.
13- Que
outro evento é mencionado sob este selo?
Apocalipse
6:13 – E as estrelas do céu caíram sobre a terra, como quando a figueira lança
de si os seus figos verdes, abalada por um vento forte.
Nota:
Cumpriu-se na admirável chuva de meteoros de 13 de Novembro de 1833. Ao
escrever o que presenciou nas proximidades das quedas do Niágara, diz o
escritor: “Nenhum espectáculo tão terrível, grande s sublime jamais foi visto
pelo homem, como aquele do firmamento descendo em torrentes de fogo sobre a
escura e rugidora catarata.” Our First Century, p. 330; também a Enciclopédia
Americana, edição de 1881, artigo “Meteor”. (ver outros artigos sobre o
assunto).
14- Que
outro evento é mencionado?
Apocalipse
6:14 – E o céu retirou-se como um livro que se enrola; e todos os montes e
ilhas foram removidos dos seus lugares.
Este
acontecimento, está ainda no futuro, e ocorrerá juntamente com a Segunda Vinda
de Cristo. Estamos agora entre os dois eventos – o último dois sinais nos céus;
o enrolar-se o céu e a remoção do seu lugar de tudo o que é terreno. Os grandes
sinais aqui mencionados, que assinalam a proximidade da segunda Vinda de Cristo
e a subversão das coisas terrenas, estão todos no passado, e o mundo aguarda o
soar da última trombeta como a cena final do drama terrestre.
15- Como
atingirá o mundo o último grande acontecimento?
Apocalipse
6:15 a 17 – E os reis da terra, e os grandes, e os ricos, e os tribunos, e os
poderosos, e todo o servo, e todo o livre, se esconderam nas cavernas e nas
rochas das montanhas. E diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e
escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do
Cordeiro. Porque é vindo o grande dia da sua ira; e quem poderá subsistir?
16- Depois
da obra do selamento, descrita em Apocalipse 7, que ocorre sob o sexto selo, e
como é apresentado o sétimo selo?
Apocalipse 8:1
– E, HAVENDO aberto o sétimo selo, fez-se silêncio no céu quase por meia hora.
Conclusão: O
sexto selo apresenta os eventos relacionados com a Segunda Vinda de Cristo. O
sétimo selo, muito naturalmente, portanto, deve referir-se a esse evento, ou a
algum resultado consequente. Quando Cristo vier, todos os santos anjos O
acompanharão (Mateus 25:31); segue-se necessariamente o silêncio no Céu durante
o período em que Cristo
com os seus anjos vem ressuscitar e tornar incorruptíveis os fiéis de todas as
épocas e tornar incorruptíveis os fiéis vivos. Meia hora de tempo profético
deverão ser sete dias. Os sete selos, portanto, levam-nos até à Segunda Vinda
de Cristo.
José Carlos Costa, pastor