1-
Quando
e porque acto foi o sábado estabelecido?
“E havendo Deus acabado no sétimo dia
a Sua obra, que tinha feito, descansou no sétimo dia de toda a Sua obra, que
tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele
descansou de toda a Sua obra, que Deus cariara e fizera.” Génesis 2:2,3.
2-
Que
divisão do tempo é estabelecida pela sábado?
A Semana.
Uma das mais extraordinárias
confirmações colaterais da história da criação é a adopção geral da divisão do
tempo em semanas, que se estende desde os países cristãos da Europa às remotas
praias do Hindustão, e tem igualmente prevalecido entre hebreus, egípcios,
chinês, gregos, romanos e bárbaros nórdicos – de cujas nações algumas tinham
pouco intercâmbio com as outras, e nem por nome eram conhecidas dos hebreus.” –
Introduction to the Critical Study anda Knowledge of the Holy Scritures, de
Horne, vol.I, p. 69, edição de 1841.
“O sete como algarismo desde os tempos
mais antigos tem sido honrado entre as nações da Terra. Parece ser, que desde o
princípio, tem medido o tempo por semanas. A origem disso, segundo expôs Moisés
nos seus escritos, foi o Sábado de Deus.” Brief Dissertation
on the First Chapters of Genesis, Dr. Lyman Coleman, p. 26.
Génesis 7:14 e 10; 8:10 e 12, mostram
que a semana era conhecida no tempo dilúvio.
3-
Qual
é o reconhecimento do sábado do sétimo dia nas várias línguas do Mundo hoje?
O seu reconhecimento é generalizado.
Há alguns anos o Dr. William Mead
Jones, de Londres publicou uma “Tábua da Semana” mostrando o estilo do ciclo
semanal e as designações dos vários dias da semana em cento e sessenta línguas.
Essa tábua mostra claramente que o período de sete dias, ou semana, era
conhecido desde os tempos mais remotos, e que em cento e oito dessas línguas é
o sétimo dia chamado sábado ou dia santo. Eis um extracto das línguas mais
conhecidas, contidas nesse estudo:
Abissínio - Sanbat - Sábado
Afgão - Shamba - Sábado
Alemão - Samstag - Sábado
Árabe - Assabt - O Sábado
Arménio - Shapat - Sábado
Espanhol - Sabado - Sábado
Francês - Samedi - Sábado
Grego - Sabbaton - Sábado
Hebreu - Shabbath - Sábado
Hindustão - Shamba - Sábado
Inglês - The Sabbat - Sábado
Italiano - Sabbato - Sábado
Latim
- Sabbatum - Sábado
Malaio - Ari-Sabtu - Dia de Sábado
Persa - Shambin - Sábado
Polaco - Sobota - Sábado
Português - Sábado - Sábado
Prussiano - Sabático - Sábado
Russo - Subbota - Sábado
Turco – Yomessabt – Sábado
Nota: Sabe o significado de domingo em
Inglês e em Alemão?
4-
Que
razão apresentou Deus no Sinai para abençoar e separar o sétimo dia como dia
santificado para repouso?
“Porque em seis dias fez o Senhor os
céus e a Terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou.” Êxodo
20:11.
5-
Que
promessa fez Deus a Israel, por intermédio de Jeremias, caso guardassem o
Sábado?
“Será pois que, se diligentemente Me
ouvirdes, diz o Senhor, não introduzindo cargas pelas portas desta cidade no
dia de sábado, e santificardes o dia de sábado, não fazendo nele obra alguma;
então entrarão pelas portas desta cidade reis e príncipes, assentados sobre o
trono de David, andando em carros montados em cavalos, eles e seus príncipes,
os homens de Judá, e os moradores de Jerusalém: e esta cidade será para sempre
habitada.” Jeremias 17:24,25.
6- Que disse o Senhor aconteceria caso
não santificassem o dia do sábado?
“Mas se não M e derdes ouvidos para
santificardes o dia de sábado, e para não trazerdes
carga alguma quando
entrardes pelas portas de Jerusalém no dia de sábado, então acenderei fogo nas
suas portas o qual consumirá os palácios de Jerusalém, e não se apagarão.”
Jeremias 17:27.
7-
Que
aconteceu à cidade de Jerusalém, ao ser ela capturada por Nabucodonosor, rei da
Babilónia?
“E todos os vasos da casa de
Deus…levou para Babilónia. E queimaram a casa do Senhor, e derrubaram os muros
de Jerusalém; e todos os seus palácios queimaram a fogo.” 2ª Crónicas 36:18,19.
8-
Porque
aconteceu isto?
“Para que se cumprisse a palavra do
Senhor, pela boca de Jeremias, até que a terra se agradasse dos seus sábados; todos
os dias da desolação repousou.” 2ª Crónicas 36:21.
Nota: O cativeiro babilónico de
Israel, executado por Nabucodonosor e os seus filhos, durou setenta anos porque
durante 420 anos, ou seis vezes setenta anos – desde os dias de Salomão até ao
tempo de Nabucodonosor – haviam grandemente negligenciado a observância do
sábado. Ver Ezequiel 22:8 e 26; Jeremias 258-11; 17:24 e 27; 2ª Crónica
36:15-21. Os setenta anos de desolação repararam os 420 anos de profanação do
sábado.
9-
Depois
da restauração de Israel do cativeiro babilónico, que disse Neemias ter sido o
motivo do castigo?
“E contendi com os nobres de Judá, e
lhes disse: que mal é este que fazeis, profanado o dia de sábado? Porventura
não fizeram vossos pais assim, e o nosso Deus não trouxe todo este mal sobre
nós e sobre esta cidade? E vós ainda mais acrescentais ao ardor da Sua ira
sobre Israel, profanando o sábado.” Neemias 13:17,18.
10- Que diz Neemias ter Deus dado a Israel
e a sua importância?
“E sobre o Monte Sinais desceste, e
falaste com eles desde os céus, deste-lhes juízos rectos, e leis verdadeiras, estatutos
e mandamentos bons, e o Teu santo sábado lhes fizeste conhecer.” Neemias
9:13,14.
Nota: Este texto não diz que Deus fez
ou santificou o sábado no Monte do Sinai, mas que o lembra e escreve nas tábuas
de pedra. Durante o período do cativeiro no Egipto, tinham-no claramente
negligenciado e até abandonado.
11- Quando aqui na terra, como considerou
Cristo o sábado?
“E chegado a Nazaré, onde fora criado,
entrou num dia de sábado, segundo o Seu costume, na sinagoga, e levantou-Se
para ler.” Lucas 4:16.
12- Como reconheceu Jesus a lei do sábado?
“E ele lhes disse:…É, por conseguinte,
lícito fazer bem nos sábados.” Mateus 12:11,12.
Diz William Prynne: “Certo é que o
próprio Cristo, e os Seus Apóstolos e os cristãos primitivos durante bastante
tempo constantemente observaram o sábado do sétimo dia.” Dissertation on the
Lord´s Day Sabbath, p. 33.
Morer, clérigo erudito da Igreja da
Inglaterra, diz: “Os primitivos cristãos tinham grande veneração pelo sábado, e
passavam o dia em devoções e sermões. E não é de duvidar-se que os próprios
Apóstolos seguissem essa prática, como a esse respeito se lê em vários textos.”
Dialogue on the Lord´s Day, p. 189.
Afirma o historiador Neander: “A
oposição ao judaísmo, muito cedo, realmente, introduziu a festividade
particular do domingo, em substituição do sábado. …O feriado do domingo, como
todos os outros, foi sempre uma ordenança simplesmente humana, e estava longe
das cogitações dos apóstolos estabelecer a esse respeito uma ordem divina –
longe deles e da Igreja primitiva e Apostólica, transferir para o domingo as
leis do sábado. Talvez no fim do segundo século, começou-se a fazer uma falsa
aplicação dessa espécie, pois por esse tempo os homens consideravam pecado o
trabalho aos domingos.” Church History, Neander, p. 186.
O Dr Lyman Abbott: “A noção corrente
de que Cristo e os Seus Apóstolos mediante a Sua autoridade substituíram o
sétimo dia pelo primeiro, não tem absolutamente base no Novo Testamento.” Christian
Union de 26 de Junho de 1890.
Diz o Arcebispo Farrar: “A igreja
Cristã não efectuou transferência formal de um dia para o outro, mas gradual e
quase inconsciente.” The Voice From Sinai, p. 167.
13- Qual foi um dos primeiros esforços da
igreja romana em favor do reconhecimento do domingo?
Em 196 A.D., Vítor, bispo de Roma,
tentou impor a todas as igrejas o costume romano da Páscoa, celebrada cada ano
no domingo. Ver a História dos Papas, de Bower, Vol. I. ps. 18,19.
14- Qual foi um dos principais motivos
para a convocação do Concílio de Nicéia, em 325 A.D.?
“A questão referente à observância da
Páscoa, agitada no tempo de Aniceto e Policarpo, e depois no de Vítor, estava
ainda por decidir-se. Constituiu um dos principais motivos para a convocação do
Concílio de Nicéia, sendo, depois da controvérsia ariana, o assunto mais
importante a ser considerado.” Historical View of the Council of Nice, de Boyle, p.
23, edição de 1836.
15- Como ficou finalmente decidido o
assunto?
“O dia da Páscoa foi fixado no domingo
que se seguisse à primeira Lua cheia depois do equinócio vernal.” Idem, p. 24.
16- Ao insistir na observância desse
decreto nas igrejas, que razão para isso invocou Constantino?
“Não tenhamos, pois, coisa alguma em
comum com a vil plebe judia.” Idem, p. 52.
17- Que já fizera Constantino em 321 A.D.,
para levar o domingo a posição de preeminência?
Promulgou um édito, dispondo “que os
juízes e o povo das cidades, repousam no venerável dia do Sol.” Ver
Enciclopédia Britânicas, artigo Domingo, e esta obra, p. 442.
18- A quem atribui Eusébio, bispo de Cesaréia, e
um dos mais fervorosos sustentáculos de Constantino, a transferência das
obrigações do sábado para o domingo?
“Todas as coisas, sejam quais forem,
que era dever fazer no sábado, essas NÓS transferimos para o dia do Senhor
(domingo).” Commentary on the Psalms, citado em Cox´s Sabbath
Literature, Vol. I, p. 361.
19- Que fez Silvestre, bispo de Roma, de
314 até 337 A.D., por sua “autoridade apostólica”, em favor do domingo?
Oficialmente mudou o nome do primeiro
dia, chamando-lhe “dia do Senhor” ver História Eclesiástica, de M. Ludovicum
Lucium, cent. 4, cap. 10, ps. 739, 740, edição de Basileia, 1624.
20- Que decretou o Concílio de Laodicéia
em 354 A.D.?
Cânon 29. “Os cristãos não judaizarão
ao sábado, nem nele permanecerão ociosos, mas trabalharão nesse dia; mas o dia
do Senhor será para eles especialmente honrado.” History of the
Councils of the Church, Charles Josepth Hefele, vol. II, p. 316.
21- Até quando se sabe que os cristãos
observaram o sábado?
“Até ao quinto século foi mantida pela
igreja cristã a observância do sábado judeu.” Ancient Christianity Exemplified,
Lyman Coleman, cap. 26, sec. 2.
22- Como se generalizou segundo o
historiadore Sócrates, que escreveu em meados do quinto século, ter sido a
observância do sábado por parte das igrejas cristãs do seu tempo?
“Conquanto quase todas as igrejas do
mundo celebrem os sagrados mistérios do sábado de cada semana, os cristãos de
Alexandria e Roma, contudo, por motivo de alguma antiga tradição, recusam-se a
fazer o mesmo.” Eccliastitical History, Sócrates, Livro 5, cap. 22.
23- Que dia observavam na Idade Média
alguns dos valdenses?
“Eles guardavam o dia do sábado,
observavam a ordenança do baptismo conforme a igreja primitivo, instruíam os
filhos nos pontos da fé cristã e nos mandamentos de Deus.” Church History, Jones,
Vol. II, cap. 5, sec. 4.
24- Quem dentre os primeiros reformadores
suscitou esta questão da observância do sábado?
“Carlstadt defendeu a divina
autoridade do sábado do Velho Testamento.” Life of Luther, Dr. Barnes Sears, p.
402
25- Que disse Lutero das ideias de
Carlstadt sobre o sábado?
“Em verdade, se Carlstadt escrevesse
mais acerca do sábado, o domingo teria que lhe ceder o lugar, e o sábado ser
santificado.” Against the Celestial Prophets, Lutero, citado em Life
of Martin Luther in Pictures, p. 147.
26- Que reivindicação faz agora a Igreja
Romana a propósito da modificação do sábado para o domingo?
Pergunta: Tendes qualquer outra
maneira de provar que a Igreja tem poder de instituir festas por preceito?
Resposta: Não tivesse ela esse poder,
e não poderia ter feito aquilo em que concordam todos os religiosos modernos –
não poderia ter substituído a observância do sábado do sétimo dia da semana,
pela do domingo, o primeiro dia, para cuja mudança não há autoridade
escriturística.” Douctrinal Cathecism, Reverendo Stephen Keenan, p. 174.
Nota: Por falta de suficiente luz e
investigação, e por causa de alguns que se opuseram ao sábado durante a
Reforma, foi o domingo levado do catolicismo para a igreja protestante, e é
agora afagado como instituição do Senhor. Entretanto, é evidente não ser ele
planta Sua, mas obra e resultado da apostasia. Proclama-se, porém, agora uma
mensagem de reavivamento da verdade nesse particular convidando a uma genuína
reforma. Deus abençoa quem com temor e amor reverencia o abençoado DIA.
José Carlos Costa, pastor