26 de janeiro de 2014

O SÁBADO NA HITÓRIA BÍBLICA E ECLESIASTICA

1-    Quando e porque acto foi o sábado estabelecido?
“E havendo Deus acabado no sétimo dia a Sua obra, que tinha feito, descansou no sétimo dia de toda a Sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a Sua obra, que Deus cariara e fizera.” Génesis 2:2,3.
2-    Que divisão do tempo é estabelecida pela sábado?
A Semana.
Uma das mais extraordinárias confirmações colaterais da história da criação é a adopção geral da divisão do tempo em semanas, que se estende desde os países cristãos da Europa às remotas praias do Hindustão, e tem igualmente prevalecido entre hebreus, egípcios, chinês, gregos, romanos e bárbaros nórdicos – de cujas nações algumas tinham pouco intercâmbio com as outras, e nem por nome eram conhecidas dos hebreus.” – Introduction to the Critical Study anda Knowledge of the Holy Scritures, de Horne, vol.I, p. 69, edição de 1841.
“O sete como algarismo desde os tempos mais antigos tem sido honrado entre as nações da Terra. Parece ser, que desde o princípio, tem medido o tempo por semanas. A origem disso, segundo expôs Moisés nos seus escritos, foi o Sábado de Deus.” Brief Dissertation on the First Chapters of Genesis, Dr. Lyman Coleman, p. 26.  
Génesis 7:14 e 10; 8:10 e 12, mostram que a semana era conhecida no tempo dilúvio.
3-    Qual é o reconhecimento do sábado do sétimo dia nas várias línguas do Mundo hoje?
O seu reconhecimento é generalizado.
Há alguns anos o Dr. William Mead Jones, de Londres publicou uma “Tábua da Semana” mostrando o estilo do ciclo semanal e as designações dos vários dias da semana em cento e sessenta línguas. Essa tábua mostra claramente que o período de sete dias, ou semana, era conhecido desde os tempos mais remotos, e que em cento e oito dessas línguas é o sétimo dia chamado sábado ou dia santo. Eis um extracto das línguas mais conhecidas, contidas nesse estudo:
Abissínio - Sanbat  - Sábado
Afgão - Shamba - Sábado
Alemão - Samstag - Sábado
Árabe - Assabt - O Sábado
Arménio - Shapat - Sábado
Espanhol - Sabado - Sábado
Francês - Samedi - Sábado
Grego - Sabbaton - Sábado
Hebreu - Shabbath - Sábado
Hindustão - Shamba - Sábado
Inglês - The Sabbat - Sábado
Italiano - Sabbato - Sábado
Latim  - Sabbatum - Sábado
Malaio - Ari-Sabtu - Dia de Sábado
Persa - Shambin - Sábado
Polaco - Sobota - Sábado
Português - Sábado - Sábado
Prussiano - Sabático - Sábado
Russo - Subbota - Sábado
Turco – Yomessabt – Sábado
Nota: Sabe o significado de domingo em Inglês e em Alemão?

4-    Que razão apresentou Deus no Sinai para abençoar e separar o sétimo dia como dia santificado para repouso?
“Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a Terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou.” Êxodo 20:11.
5-    Que promessa fez Deus a Israel, por intermédio de Jeremias, caso guardassem o Sábado?
“Será pois que, se diligentemente Me ouvirdes, diz o Senhor, não introduzindo cargas pelas portas desta cidade no dia de sábado, e santificardes o dia de sábado, não fazendo nele obra alguma; então entrarão pelas portas desta cidade reis e príncipes, assentados sobre o trono de David, andando em carros montados em cavalos, eles e seus príncipes, os homens de Judá, e os moradores de Jerusalém: e esta cidade será para sempre habitada.” Jeremias 17:24,25.
6- Que disse o Senhor aconteceria caso não santificassem o dia do sábado?
“Mas se não M e derdes ouvidos para santificardes o dia de sábado, e para não trazerdes
carga alguma quando entrardes pelas portas de Jerusalém no dia de sábado, então acenderei fogo nas suas portas o qual consumirá os palácios de Jerusalém, e não se apagarão.” Jeremias 17:27.
7-    Que aconteceu à cidade de Jerusalém, ao ser ela capturada por Nabucodonosor, rei da Babilónia?
“E todos os vasos da casa de Deus…levou para Babilónia. E queimaram a casa do Senhor, e derrubaram os muros de Jerusalém; e todos os seus palácios queimaram a fogo.” 2ª Crónicas 36:18,19.
8-    Porque aconteceu isto?
“Para que se cumprisse a palavra do Senhor, pela boca de Jeremias, até que a terra se agradasse dos seus sábados; todos os dias da desolação repousou.” 2ª Crónicas 36:21.
Nota: O cativeiro babilónico de Israel, executado por Nabucodonosor e os seus filhos, durou setenta anos porque durante 420 anos, ou seis vezes setenta anos – desde os dias de Salomão até ao tempo de Nabucodonosor – haviam grandemente negligenciado a observância do sábado. Ver Ezequiel 22:8 e 26; Jeremias 258-11; 17:24 e 27; 2ª Crónica 36:15-21. Os setenta anos de desolação repararam os 420 anos de profanação do sábado.
9-    Depois da restauração de Israel do cativeiro babilónico, que disse Neemias ter sido o motivo do castigo?
“E contendi com os nobres de Judá, e lhes disse: que mal é este que fazeis, profanado o dia de sábado? Porventura não fizeram vossos pais assim, e o nosso Deus não trouxe todo este mal sobre nós e sobre esta cidade? E vós ainda mais acrescentais ao ardor da Sua ira sobre Israel, profanando o sábado.” Neemias 13:17,18.
10- Que diz Neemias ter Deus dado a Israel e a sua importância?
“E sobre o Monte Sinais desceste, e falaste com eles desde os céus, deste-lhes juízos rectos, e leis verdadeiras, estatutos e mandamentos bons, e o Teu santo sábado lhes fizeste conhecer.” Neemias 9:13,14.
Nota: Este texto não diz que Deus fez ou santificou o sábado no Monte do Sinai, mas que o lembra e escreve nas tábuas de pedra. Durante o período do cativeiro no Egipto, tinham-no claramente negligenciado e até abandonado.
11- Quando aqui na terra, como considerou Cristo o sábado?
“E chegado a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o Seu costume, na sinagoga, e levantou-Se para ler.” Lucas 4:16.
12- Como reconheceu Jesus a lei do sábado?
“E ele lhes disse:…É, por conseguinte, lícito fazer bem nos sábados.” Mateus 12:11,12.
Diz William Prynne: “Certo é que o próprio Cristo, e os Seus Apóstolos e os cristãos primitivos durante bastante tempo constantemente observaram o sábado do sétimo dia.” Dissertation on the Lord´s Day Sabbath, p. 33.
Morer, clérigo erudito da Igreja da Inglaterra, diz: “Os primitivos cristãos tinham grande veneração pelo sábado, e passavam o dia em devoções e sermões. E não é de duvidar-se que os próprios Apóstolos seguissem essa prática, como a esse respeito se lê em vários textos.” Dialogue on the Lord´s Day, p. 189.
Afirma o historiador Neander: “A oposição ao judaísmo, muito cedo, realmente, introduziu a festividade particular do domingo, em substituição do sábado. …O feriado do domingo, como todos os outros, foi sempre uma ordenança simplesmente humana, e estava longe das cogitações dos apóstolos estabelecer a esse respeito uma ordem divina – longe deles e da Igreja primitiva e Apostólica, transferir para o domingo as leis do sábado. Talvez no fim do segundo século, começou-se a fazer uma falsa aplicação dessa espécie, pois por esse tempo os homens consideravam pecado o trabalho aos domingos.” Church History, Neander, p. 186.
O Dr Lyman Abbott: “A noção corrente de que Cristo e os Seus Apóstolos mediante a Sua autoridade substituíram o sétimo dia pelo primeiro, não tem absolutamente base no Novo Testamento.” Christian Union de 26 de Junho de 1890.
Diz o Arcebispo Farrar: “A igreja Cristã não efectuou transferência formal de um dia para o outro, mas gradual e quase inconsciente.” The Voice From Sinai, p. 167.
13- Qual foi um dos primeiros esforços da igreja romana em favor do reconhecimento do domingo?
Em 196 A.D., Vítor, bispo de Roma, tentou impor a todas as igrejas o costume romano da Páscoa, celebrada cada ano no domingo. Ver a História dos Papas, de Bower, Vol. I. ps. 18,19.
14- Qual foi um dos principais motivos para a convocação do Concílio de Nicéia, em 325 A.D.?
“A questão referente à observância da Páscoa, agitada no tempo de Aniceto e Policarpo, e depois no de Vítor, estava ainda por decidir-se. Constituiu um dos principais motivos para a convocação do Concílio de Nicéia, sendo, depois da controvérsia ariana, o assunto mais importante a ser considerado.” Historical View of the Council of Nice, de Boyle, p. 23, edição de 1836.
15- Como ficou finalmente decidido o assunto?
“O dia da Páscoa foi fixado no domingo que se seguisse à primeira Lua cheia depois do equinócio vernal.” Idem, p. 24.
16- Ao insistir na observância desse decreto nas igrejas, que razão para isso invocou Constantino?
“Não tenhamos, pois, coisa alguma em comum com a vil plebe judia.” Idem, p. 52.
17- Que já fizera Constantino em 321 A.D., para levar o domingo a posição de preeminência?
Promulgou um édito, dispondo “que os juízes e o povo das cidades, repousam no venerável dia do Sol.” Ver Enciclopédia Britânicas, artigo Domingo, e esta obra, p. 442.
18-  A quem atribui Eusébio, bispo de Cesaréia, e um dos mais fervorosos sustentáculos de Constantino, a transferência das obrigações do sábado para o domingo?
“Todas as coisas, sejam quais forem, que era dever fazer no sábado, essas NÓS transferimos para o dia do Senhor (domingo).” Commentary on the Psalms, citado em Cox´s Sabbath Literature, Vol. I, p. 361.
19- Que fez Silvestre, bispo de Roma, de 314 até 337 A.D., por sua “autoridade apostólica”, em favor do domingo?
Oficialmente mudou o nome do primeiro dia, chamando-lhe “dia do Senhor” ver História Eclesiástica, de M. Ludovicum Lucium, cent. 4, cap. 10, ps. 739, 740, edição de Basileia, 1624.
20- Que decretou o Concílio de Laodicéia em 354 A.D.?
Cânon 29. “Os cristãos não judaizarão ao sábado, nem nele permanecerão ociosos, mas trabalharão nesse dia; mas o dia do Senhor será para eles especialmente honrado.” History of the Councils of the Church, Charles Josepth Hefele, vol. II, p. 316.
21- Até quando se sabe que os cristãos observaram o sábado?
“Até ao quinto século foi mantida pela igreja cristã a observância do sábado judeu.” Ancient Christianity Exemplified, Lyman Coleman, cap. 26, sec. 2.
22- Como se generalizou segundo o historiadore Sócrates, que escreveu em meados do quinto século, ter sido a observância do sábado por parte das igrejas cristãs do seu tempo?
“Conquanto quase todas as igrejas do mundo celebrem os sagrados mistérios do sábado de cada semana, os cristãos de Alexandria e Roma, contudo, por motivo de alguma antiga tradição, recusam-se a fazer o mesmo.” Eccliastitical History, Sócrates, Livro 5, cap. 22.
23- Que dia observavam na Idade Média alguns dos valdenses?
“Eles guardavam o dia do sábado, observavam a ordenança do baptismo conforme a igreja primitivo, instruíam os filhos nos pontos da fé cristã e nos mandamentos de Deus.” Church History, Jones, Vol. II, cap. 5, sec. 4.
24- Quem dentre os primeiros reformadores suscitou esta questão da observância do sábado?
“Carlstadt defendeu a divina autoridade do sábado do Velho Testamento.” Life of Luther, Dr. Barnes Sears, p. 402
25- Que disse Lutero das ideias de Carlstadt sobre o sábado?
“Em verdade, se Carlstadt escrevesse mais acerca do sábado, o domingo teria que lhe ceder o lugar, e o sábado ser santificado.” Against the Celestial Prophets, Lutero, citado em Life of Martin Luther in Pictures, p. 147.
26- Que reivindicação faz agora a Igreja Romana a propósito da modificação do sábado para o domingo?
Pergunta: Tendes qualquer outra maneira de provar que a Igreja tem poder de instituir festas por preceito?
Resposta: Não tivesse ela esse poder, e não poderia ter feito aquilo em que concordam todos os religiosos modernos – não poderia ter substituído a observância do sábado do sétimo dia da semana, pela do domingo, o primeiro dia, para cuja mudança não há autoridade escriturística.” Douctrinal Cathecism, Reverendo Stephen Keenan, p. 174.

Nota: Por falta de suficiente luz e investigação, e por causa de alguns que se opuseram ao sábado durante a Reforma, foi o domingo levado do catolicismo para a igreja protestante, e é agora afagado como instituição do Senhor. Entretanto, é evidente não ser ele planta Sua, mas obra e resultado da apostasia. Proclama-se, porém, agora uma mensagem de reavivamento da verdade nesse particular convidando a uma genuína reforma. Deus abençoa quem com temor e amor reverencia o abençoado DIA.

José Carlos Costa, pastor