24 de julho de 2013

A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA

 
 
 
 
"A criança vem ao mundo desprovida de todo o conhecimento e de toda a compreensão. O seu espírito, embora vazio, no princípio, é um terreno fértil à semeadura." Fulton Sheen

 
 
 
1-    Como devem os pais educar os filhos?
“Instrui ao menino no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.” Provérbios 22:6
“E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.” Efésios 6:4.
2-    Com que diligência os pais devem ensinar os filhos a Palavra de Deus?
“E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as intimarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.” Deuteronómio 6:6,7. – Deuteronómio 11:19.
3-    Que elevado ideal deve ser posto perante os jovens?
“Ninguém despreze a tua mocidade: mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, na caridade, no espírito, na fé na pureza.” 1ª Timóteo 4:12.
4-    Que exige Deus dos filhos?
“Honra o teu pai e a tua mãe.” Êxodo 20:12
5-    Qual será um dos pecados de maior vulto dos últimos dias?
“Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos. Desobedientes e pais e mães, ingratos, profanos.” 2ª Timóteo 3:2.
6-    Porque reprovou Deus a Eli?
“Naquele mesmo dia suscitarei contra Eli tudo quanto tenho falado contra a sua casa; começá-lo-ei e acabá-lo-ei. Porque já eu lhe fiz saber que julgarei a sua casa para sempre, pela iniquidade que ele bem conhecia, porque, fazendo-se os seus filhos execráveis, não os repreendeu.” 1ª Samuel 3:12,13.
7-    Que atitude se deve ensinar aos jovens quanto aos idosos?
“Diante das cãs te levantarás, e honrarás a face do velho; e terás temor do teu Deus: Eu sou o Senhor.” Levíticos 19:32.
8-    Contra que mal se devem os pais guardar?
“Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo.” Colossenses 3:21.
Nota: A correcção nunca deve ser aplicada em ambiente transtornado nem ira, pois esta, por parte dos pais, incita ao mesmo sentimento nos filhos. É bom orar com a criança antes de corrigi-la, e muitas vezes uma branda mas fiel e firme instrução e oração é tudo quanto é necessário para corrigir – é, na verdade a melhor educação que se possa ministrar. Em qualquer caso de perversidade, porém, de obstinação ou voluntária desobediência, a correcção, seja ela qual for, deve ser mantida até que a criança se submeta à vontade e desejos dos pais. Melhor é, em geral, que a correcção seja feita em particular, pois isto tende a conservar a própria dignidade da criança, elemento muito importante na formação do carácter. Nenhuma disciplina nem ensino deve ser ministrado com violência ou mau trato, ou com o intuito de dominar a vontade da criança, mas antes, para orientar a vontade, levá-la à devida submissão, e ao verdadeiro sentido do que é correcto e do que é incorrecto.
9-    Como são comparados os efeitos presentes, e resultados futuros do castigo?
“”E na verdade, toda a correcção, no presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela.” Hebreus 12:11.
10- Que pergunta terá que enfrentar todo o pai negligente?
“Onde está o rebanho que se te deu, e as ovelhas da tua glória?” Jeremias 13:20.
Nota: Ditosos os pais que puderem dizer: “Eis-me aqui, com os filhos que me deu o Senhor.” – ver Isaías 8:18.
 
José Carlos Costa, pastor