11 de abril de 2011

UMA IMAGEM À BESTA

“O PAPA É DE TÃO GRANDE AUTORIDADE E PODER QUE PODE MODIFICAR, EXPLICAR OU INTERPRETAR MESMO AS LEIS DIVINAS. … O PAPA PODE MODIFICAR AS LEIS DIVINAS, VISTO O SEU NÃO PODER PROVIR DO HOMEM MAS DE DEUS, E AGE COMO SUBSTITUTO DE DEUS NA TERRA, COM O MAIS AMPLO PODER DE LIGAR E DESLIGAR O REBANHO.” PROMPTA BIBLIOTHECA ( ), PUBLICADO EM ROMA, EM 1900. (jurisdição universal do papa coercivas )
“O papa tem poder para mudar os tempos, ab-rogar leis e dispensar todas as coisas, mesmo os preceitos de Cristo.” Deretal de Translat, Episcop. Cap.
1. Quando foi ferida a cabeça papal da primeira besta do Apocalipse?
Rª: “E vi uma das suas cabeças como ferida de morte, e a sua chaga mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou após a besta.” Apoc. 13:3
Nota explicativa: Esta ferida foi infligida à cabeça papal quando os franceses, em 1798, entraram em Roma e levaram prisioneiro o papa, parecendo, por algum tempo, haver sido abolido o papado. De novo em 1870 foi tomado ao papado o domínio temporal, e o papa passou a considerar-se prisioneiro no Vaticano. Até 1929 a situação tinha-se alterado a ponto de combinarem um encontro o Cardeal Gasparri e o Primeiro Ministro Mussolini, no histórico palácio de S. João Latrão, a fim de terminar uma longa pendência: voltou ao papado o poder temporal, para, na linguagem do The Catholic Advocate, da Austrália (18 de Abril de 1929, p. 16), “curar-se uma ferido de 59 anos.”
2. Que viu o profeta surgir por essa altura (Apoc. 13:3)?
Rª: “E vi subir da terra outra besta, e tinha dois chifres semelhantes aos de um cordeiro; e falava como o dragão.” Apoc. 13:11
Nota explicativa: Wesley, no seu comentário sobre Apocalipse 13, escritas em 1754, diz da besta de dois chifres: “Ainda não surgiu, embora não possa estar muito longe; pois deve aparecer no fim dos quarenta anos e dois meses da primeira besta.”
O animal antecedente surgiu do “mar” que indica o surgimento de entre os povos e nações do mundo então em existência (Apoc. 17:15); enquanto esta outra surge “da terra”. Isto deve indicar que a última besta surgiria onde não houvesse “povos, e multidões, e nações, e línguas.” Em 1798, quando o poder papal recebeu a ferida mortal, o Governo dos Estados Unidos, no hemisfério ocidental, foi a única grande nação autónoma a atingir a proeminência em território ainda não ocupado por povos, multidões e nações. Apenas nove anos antes (1789), adoptavam os Estados a sua Constituição nacional.
A extensão do progresso dos estados Unidos desde o seu surgimento como nação pode ser verificada dos seguintes factos: O Território concedido aos Estados Unidos, em 1776, ao ser adoptada a Declaração da Independência, foi apenas de meio milhão de milhas quadradas; em 1913 a sua área, incluindo todas as possessões, era de 3.742.155, hoje eleva-se a mais de cem milhões. As suas riquezas minerais, agrícolas, pastoris e industriais estão fora de estimativa; quanto ao poder militar é colocada com a “grande potência” do mundo.
3. Qual é o carácter desse novo poder?
Rª: “… tinha dois chifres semelhantes aos de um cordeiro.” Apoc. 13:11.
Nota explicativa: Quão apropriada a essas feições do cordeiro representam esta nação, fundada (a primeira a sê-lo) sobre os grandes princípios da liberdade civil e religiosa! Os dois chifres podem bem simbolizar esses dois princípios fundamentais dos Estados Unidos: civil e religioso.
4. Apesar dessa semelhança com o cordeiro, como exteriorizaria o seu poder e que faria ele, por fim?
Rª: “…e falava como o dragão.” Apoc. 13:11
Nota explicativa: A voz do dragão é a voz da intolerância e perseguição. Isto indica que esta nação, que por mais de um século tem um farol de liberdade para todo o mundo, repudiará a sua profissão pacífica de liberdade civil e religiosa e, tornar-se-á um poder perseguidor. Para honra dessa nação, diga-se que nobres estadistas têm em grande parte detido a tendência para o cerceamento da liberdade. Mas ninguém poderá negar que, a par desses nobres esforços, guias religiosos de muito zelo e boas intenções, mas equivocados, têm procurado conseguir que certos usos religiosos tenham força de lei civil.
5. Quando poderá esse animal (poder) exercer tal actividade?
Rª: “E exerce todo o poder da primeira besta na sua presença, e faz que a terra e os que nela habitam adorem a primeira besta, cuja chaga mortal fora curada.” Apoc. 13:12.
Nota explicativa: A “primeira besta na sua presença” (Roma papal) exerceu o poder de perseguir e condenar à morte todos os que dela divergiam em questões religiosas.
6. Que meio será empregue para fazer o povo volver a essa falsa adoração?
Rª: “E engana os que habitam na terra com sinais que lhe foi permitido que fizesse em presença da besta, dizendo aos que habitam na terra que fizessem uma imagem à besta que recebera a ferida da espada e vivia.” Apoc. 13:14.
Nota explicativa: A besta “que recebera a ferida da espada e vivia,” é o papado. Era uma igreja apoiada pelo poder civil. Por outras palavras, era a união da Igreja e do Estado, e o reforço dos seus dogmas religiosos pelo poder civil, sob pena de confiscação (ver) de bens, prisão e morte. Uma imagem à besta seria outra organização eclesiástica revestida do poder civil – outra união da Igreja e do Estado – para, pela lei, fazer executar os dogmas religiosos.
7. Existe alguma evidência de que será feita uma tal imagem?
Rª: Grandes e influentes organizações, tais como a National Reform Association, o International Reform Bureau, a Lord`s Day Alliance of Christ in America, foram fundadas por protestantes professos, e por anos têm trabalhado para conseguir a legislação dominical.
Nota: Este estudo continua. Que Deus o abençoe em Jesus. Amem!