21 de março de 2011

A INSTITUIÇÃO DO SÁBADO

Trataremos este assunto do Sábado de forma simples e recorrendo à Bíblia, oferecendo pequenas notas relativas aos textos.
1. Onde e para quem foi feito o Sábado?
Rª: “ASSIM os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados.
E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.” Gén. 2:1-2
Nota: A leitura deste dois primeiros textos bíblicos falam-nos de uma realidade ininterrupta: a criação. O verso dois faz clara “havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia”. Ou seja, a obra foi acabada no final do sexto dia em termos ativos. De facto ela é terminada em termos passivos com a bênção e santificação no sétimo dia: “E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.” Gén. 2:3.
2. Que evidencia o texto de Gén. 2:1-3?
Rª: Três atos: Deus descansou, Deus abençoou e Deus santificou.
nota: “Santificar” segundo o Dicionário de Webater “Tornar sagrado ou santo; separar para uso santo ou religioso.”
3. Teve Cristo qualquer participação na criação e em tornar sagrado o Sábado?
Rª: “Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez.” João 1:3 (cf. Ef. 3:9; Col. 1:16:; Heb. 1:2).
Nota: Tendo Cristo sido o Agente ativo na criação, deve ter descansado com o Pai, no sétimo dia. Esse é, pois, o Seu dia de descanso, tanto quanto do Pai.
4. Por causa de quem, diz Cristo, foi feito o Sábado?
Rª: “E, disse-lhes: o sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.” Mar. 2:27.
Nota: Não foi feito para os judeus exclusivamente. Os judeus herdaram o seu nome de Judá, um dos doze filhos de Jacob, de quem são descendentes. O sábado foi feito mais de dois mil anos antes de haver um único judeu. No dizer de S. Paulo: “Porque o varão não provém da mulher, mas a mulher do varão” (1ª Cor. 11:9), compreendemos querer ele dizer que o matrimónio foi instituído por Deus para todos os homens. Semelhantemente se passou com o sábado. Ele foi feito para o género humano.
5. Que requer o mandamento do sábado?
Rª: “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.” Êxodo 20:8-10.
6. Que razão é apresentada para a santificação do dia de sábado?
Rª: “Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.” Êxodo 20:11.
Nota: O sábado é a memória da criação, e o sinal do poder criador de Deus. Por meio da sua observância é desígnio divino que o homem se lembre sempre do Deus vivo e verdadeiro, Criador de todas as coisas.
7. Abençoou e santificou Deus o sétimo dia enquanto nele descansava, ou depois de ter terminado o Seu repouso nesse dia?
Rª: “E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.” Gén. 2:3.
Nota: “Se não tivéssemos outro texto além de Gén. 2:3, não haveria dificuldade alguma para deduzir dele um preceito para a universal observância do sábado, ou sétimo dia, a ser consagrado a Deus como tempo santo, por todos aqueles para quem a Terra e a natureza foram especialmente preparados. O primeiro homem deve-o ter conhecido. A expressão santificou-o não pode ter outro significado. Ela nada significaria se não houvesse alguém, de quem se requeria que santificasse o dia.” Lange`s Commentary, Vol. I, p. 197.
8. Como provou Deus a Israel no deserto?
Rª: “Então disse o SENHOR a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá, e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu o prove se anda em minha lei ou não.” Êxodo 16:4
9. Em que dia era recolhida porção dupla?
Rª: “E aconteceu que ao sexto dia colheram pão em dobro, dois ômeres para cada um; e todos os príncipes da congregação vieram, e contaram-no a Moisés.” Êxodo 16:22
10. Que respondeu Moisés aos príncipes?
Rª: “E ele disse-lhes: Isto é o que o SENHOR tem dito: Amanhã é repouso, o santo sábado do SENHOR; o que quiserdes cozer no forno, cozei-o, e o que quiserdes cozer em água, cozei-o em água; e tudo o que sobejar, guardai para vós até amanhã.” Êxodo 16:23
Nota: Isto deu-se um ou mais meses antes de terem chegado ao Sinai.
11. Que fizeram alguns do povo no sétimo dia?
Rª: “E aconteceu ao sétimo dia, que alguns do povo saíram para colher, mas não o acharam.” Êxodo 16:27.
12. Como foram reprovados por Deus por essa desobediência?
Rª: “Então disse o SENHOR a Moisés: Até quando recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas leis?” Êxodo 16:28.
13. Porque razão era dada porção dobrada no sexto dia?
Rª: “Vede, porquanto o SENHOR vos deu o sábado, portanto ele no sexto dia vos dá pão para dois dias; cada um fique no seu lugar, ninguém saia do seu lugar no sétimo dia.” Êxodo 16:29.
14. Como provou então o Senhor o povo (v.4) a fim de ver se guardariam a Sua lei ou não?
Nota: Na observância do sábado. Vemos, pois, que o mandamento do sábado fazia parte da lei de Deus antes de essa lei ser proclamada no Sinai; pois este incidente ocorreu no deserto de Sim, antes de os filhos de Israel terem chegado ao Sinai, onde foi entregue a Lei. Tanto o sábado como a Lei existem desde a criação.
Que argumento se pode expor para dizer que o sábado não está mais em vigor?
• Jesus ressuscitou no “primeiro dia da semana” domingo.
• Jesus veio abolir a lei.
• Já não estamos debaixo da lei mas debaixo da graça.
Crê no fundo do seu coração que estes três argumentos são sólidos? São eles bíblicos?
Conclusão: Jesus afirmou claramente que não veio para abolir a Lei moral nem os profetas: Mateus 5:17.
Sim, a lei não salva, é unicamente a graça de Cristo, esta graça dá força e poder para o crente nascido de novo ser obediente ao seu Deus e à Sua Lei. Amém!