28 de maio de 2010

A IGREJA CATÓLICA ROMANA NÃO É CRISTÃ

“Por consequência, para demonstrar a inocência e a justiça original da Mãe de Deus, eles não somente a compararam muitíssimas vezes a Eva ainda virgem, ainda inocente, ainda incorrupta e ainda não enganada pelas mortais insídias da serpente mentirosa, como também a antepuseram a ela com uma maravilhosa variedade de palavras e de expressões. De fato, Eva escutou infelizmente a serpente, e decaiu da inocência original, e tornou-se escrava da serpente; ao contrário, a beatíssima Virgem aumentou continuamente o dom tido na sua origem, e, bem longe de prestar ouvido à serpente, com o divino auxílio quebrou-lhe completamente a violência e o poder.”
Bula "Ineffabilis Deus" - Dogma da Imaculada Conceição

1. Para que fim veio Cristo ao mundo?
R: “Fiel é esta palavra e digna de toda a aceitação; que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais sou eu o principal.” 1ª Tim. 1:15.
2. Por que foi Ele chamado “Jesus”?
R: “ela dará à luz um filho, a quem chamarás JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.” Mat. 1:21
Nota: O nome de JESUS significa “Jeová é salvação”. A construção em grego é enfática, como se se desejasse recalcar que é Ele que é o Salvador. Desde os tempos mais antigos se escutava a promessa: “Eis-me aqui, cheguei.” (Salmo 40:7, cf. Zac. 2:10; Heb. 10:7). Durante séculos o povo Judeu – o povo de Deus – tinha esperado ansiosamente a vinda do Libertador. Agora, “vindo a plenitude dos tempos” (Gál. 4:4) estava cumprido o tempo para que tomasse a forma humana Aquele que seria o ÚNICO SALVADOR (João 14:6).
3. Quem era Maria?
R: Maria (grego Maria, o mesmo nome em hebraico é miryam e na Septuaginta é Mariam). Maria terá passado a sua juventude em Nazaré (Luc. 1:26). Tinha um familiar, Elisabete que via em Caná, esposa de Zacarias (Luc. 1:36). Seguramente tinha outros familiares que viviam em Caná, aldeia situada aproximadamente 13 kms a norte de Nazaré (João 2:1,5). A ideia de que a sua mãe se chamava Ana baseia-se exclusivamente na Tradição. Maria foi sumamente favorecida pelo Senhor e bendita entre as mulheres (Luc. 1:28,42). Desde que o Senhor deu a promessa de um Libertador, que haveria de ser da “semente” da mulher (Gén. 3:15); Apoc. 12:5), As piedosas mães em Israel esperavam que o seu primogénito fosse o Messias prometido. Esta honra foi concedida a Maria.
Sem dúvida, Deus escolheu Maria em primeiro lugar, porque na “plenitude dos tempos” (Dan. 9:24-27; Marcos 1:15; Gál. 4:4) o seu carácter reflectia com maior perfeição os ideais divinos da maternidade que qualquer outra filha de David. Ela pertencia a um restrito grupo que esperava “a consolação de Israel” (Luc. 2:25,38; Mar. 15:43; cf. Heb. 9:28). Esta foi a esperança que purificou a sua vida (cf. 1ª João 3:3) e a preparou para a sagrada tarefa.
Jesus foi feito “em semelhança da carne do pecado” (Romanos 8:3). Maria tinha tanta necessidade de ser salva dos seus pecados como qualquer outro descendente de Adão (Romanos 3:10, 23). Há “um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem.” 1ª Timóteo 2:3
4. Há porventura salvação mediante outro intercessor?
R: “E em nenhum outro (JESUS) há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos.” Actos 4:12.
5. Que três características essenciais para um SALVADOR se encontram em CRISTO?
R:
DIVINDADE:
1) “Mas do Filho, diz: Ó Deus, o Teu trono subiste pelos séculos dos séculos.” Heb. 1:8 (não diz filha).
HUMANIDADE:
2) “Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou o Seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.” Gálatas 4:4.
SEM PECADO:
3) “O qual não cometeu pecado, nem na Sua boca se achou engano.” 1ª Pedro 2:22.
Segundo as Sagradas Escrituras só o Senhor Jesus Cristo preencheu cabalmente estes três requisitos.
6. Como mostrou Cristo pelas Escrituras que o prometido Salvador do mundo tanto devia ser divino como humano?
R: “40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
41 Ora, enquanto os fariseus estavam reunidos, interrogou-os Jesus, dizendo:
42 Que pensais vós do Cristo? De quem é filho? Responderam-lhe: De Davi.
43 Replicou-lhes ele: Como é então que Davi, no Espírito, lhe chama Senhor, dizendo:
44 Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos de baixo dos teus pés?
45 Se Davi, pois, lhe chama Senhor, como é ele seu filho?” Mateus 22:40-45.
Nota: Comentou alguém esta importante verdade concernente à união do divino com o humano em Cristo, assim: “A divindade necessitava da humanidade para que a esta proporcionasse um meio de comunicação entre Deus e o homem. O homem necessita de um poder fora e além das suas forças, que o restaure à semelhança de Deus. Deve haver um poder que opere inteiramente, uma nova vida de cima, antes de o homem poder passar da pecaminosidade para a santidade. Esse poder é Cristo.”
A Igreja Católica Romana, vive desde Constantino sem rumo, cambaleante porque não se firmou na Verdade. Criou para si mesma e para o mundo que a segue tradições não assentes num “assim diz o Senhor” ou seja nas Escrituras Sagradas. Que pena!
Conclusão: assim é descrita pelo livro do Apocalipse “Foi-lhe dada uma boca que proferia arrogâncias e blasfémias; e deu-se-lhe autoridade para atuar por quarenta e dois meses. E abriu a boca em blasfémias contra Deus, para blasfemar do seu nome e do seu tabernáculo e dos que habitam no céu. Também lhe foi permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los; e deu-se-lhe autoridade sobre toda tribo, e povo, e língua e nação. E adorá-la-ão todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.” Apocalipse 13:5-8.