3 de abril de 2010

SEGUIR JESUS, HOJE


“E, passando, viu Levi, filho de Alfeu, sentado na alfândega, e disse-lhe: Segue-Me. E, levantando-se, O seguiu.” Marcos 2:14

“Cada alma é tão perfeitamente conhecida por Jesus, como se fora ela a única por quem o Salvador tivesse morrido. As penas de cada uma tocam-Lhe o coração. O grito de socorro chega-Lhe ao ouvido. Veio para atrair a Si todos os homens. Ordena-lhes: “Segue-Me”, e o Seu Espírito comove a sua alma, atraindo-os para Ele. Muitos recusam ser atraídos.” O Desejado de todas as Nações, p. 361.

Não há um único ser humano que seja desconhecido a Jesus. Ele preocupa-Se com cada um como se fosse o único a viver neste planeta pisado por Satanás.

Servindo-Se da Sua multiforme graça convida Ele cada um a segui-l’O e a conviver com Ele. É verdade que a nossa atitude nem sempre é a de Levi que, ouvindo o chamado, deixou tudo e seguiu o Senhor. Alguns de nós aceitamos o convite de uma forma progressiva.

É como quando recebemos alguém em nossa casa. A primeira vez levamos a pessoa para a sala de jantar, conversamos sobre assuntos sem muita importância. Mais tarde, e à medida que o conhecimento se torna amizade, já a não levamos para a sala de jantar mas conversamos na cozinha. Pode até acontecer que se realmente esta pessoa conquistou a nossa confiança, não existam mais segredos entre nós.

Jesus quer ganhar a nossa confiança de forma progressiva, quer que as reticências desapareçam e que Ele entre nos lugares mais secretos do nosso ser, que partilhemos, sem hesitação, as nossas alegrias e temores.

E é nesta partilha confiante que Ele pode curar e restaurar tudo o que nos provocou traumatismos e medos.

Quando lemos os Evangelhos, encontramos seis níveis de amizade que podemos ter com Jesus:

A primeira, é aquela que tinha a multidão que O seguia para presenciar os milagres, a cura dos cegos, dos paralíticos, dos surdos e principalmente porque Jesus era conhecido por poder multiplicar o pão e o peixe. Por puro interesse.

A segunda, é a amizade que tinha um grupo numeroso de discípulos, que O seguiam para onde quer que fosse. Mas quando as coisas começaram a correr mal, Jesus passou a ser perseguido, abandonaram-n’O. Superficial.

A terceira, é a amizade dos 70. Estes participavam na obra de Jesus. Iam mesmo adiante d’Ele preparando e anunciando nos lugares onde iria passar. Amizade participativa.

A quarta, é a amizade dos doze discípulos escolhidos por Jesus. Estes estavam constantemente com Jesus, aprendiam vendo como Jesus fazia. Amizade acolhedora.

A quinta, é a amizade de Pedro, João e André. Só estes viveram momentos privilegiados, como seja a transfiguração e o Getsémani. Amizade sincera e de total disponibilidade.

A sexta, é a amizade do “discípulo que Jesus amava”. A amizade de João por Jesus. Ele amava tanto o Senhor, que chegou a pensar que Jesus o amava mais do que aos outros. Reclinava a cabeça confiantemente no peito de Jesus. Qual destas é a sua amizade por Jesus?