26 de fevereiro de 2010

O VERDEIRO ARREPENDIMENO

Muitas pessoas pensam que a palavra Arrependimento significa "ter vergonha", "religioso" ou "andar na linha". Como se nós pudéssemos fazê-lo. Arrependimento requere uma mudança completa do nosso ponto de vista - olhar as circunstâncias como Deus as vê. Deus simplesmente nos pede que nos tornemos a Ele. É desta forma que aceitamos o Seu presente. Quando assim agimos, certos resultados nos são prometidos. Se decidimos não aceitar o presente de Deus, outros tipos de resultados são prometidos.
Números 21:8-9 (RA) "Disse o Senhor a Moisés: Faze uma serpente abrasadora, põe-na sobre uma haste: e será que todo mordido que a mirar, viverá ... Sendo alguém mordido por alguma serpente, se olhava para a de bronze, sarava".
Imaginemo-nos nesta situação. Serpentes venenosas picaram todas as pessoas, e antes de morrermos a nossa perspectiva não é das melhores. De repente uma poderosa voz se ergue sobre a congregação gritando: "Nós temos que fazer alguma coisa. Temos que nos salvar"! Mas como? Uma outra voz se levanta; "Não fique parado ai, faça alguma coisa"! Um outro apresenta uma solução plausível: "Se vocês correrem freneticamente, o veneno perderá seu poder"! Alguns tentam correr, mas acabam morrendo. De outro lado encontramos um indivíduo com uma voz envolvente vendendo "óleo de serpente", declarando que tal óleo contém um antídoto. E desse lado uma revista mostrando como estar na moda mesmo na hora da morte; afinal de contas, ainda não estamos mortos! E assim por diante...
Entra Moisés em cena, dizendo: "Se vocês olharem para a serpente de bronze que foi levantada naquela haste, vocês viverão. Se não olharem, nada do que vocês fizerem importará; vocês morrerão". Vejamos como nós realmente reagiríamos após recebermos esta revelação. "Ele deve estar brincando", pensaríamos. "Não fazer nada? Só olhar? Nos sentimos insultados com tal solução! Nós temos que fazer alguma coisa"! Moisés responde, "Parem com todas as atividades. Olhem e vivam"! Sinceramente, se você estivesse lá, você acreditaria em Moisés? Você crê na solução de Deus para hoje?
João 3:14 (NVI) "[Jesus] Da mesma forma como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também é necessário que o Filho do homem seja levantado".
Todos nós fomos picados e o pecado tem corrido em nossas veias desde então. Com certeza nos levará à morte. Há somente uma solução, mas é uma ofensa à nossa habilidade de nos salvarmos.
João 6:40 (NVI) "Porque a vontade de meu Pai é que todo o que olhar para o Filho e nele crer tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia".
João 6:29 (NVI) Jesus respondeu: "A obra de Deus é esta: crer naquele que ele enviou".
Mateus 4:17 (NVI) Daí em diante Jesus começou a pregar: "Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo".
Lucas 13:3 (NVI) ... "Mas se não se arrependerem, todos vocês também perecerão". [Se voltar para Deus ou perecer]

O NOSSO PAPEL NO PLANO DE DEUS
Mateus 3:2 (Phi) "Vocês tem que mudar seus corações e mentes - pois o Reino dos Céus está próximo!"
Marcos 6:12 (TEB) "E eles saíram e pregaram ao povo que se tornassem de seus pecados".
Atos 2:38 (NVI) Pedro respondeu: "Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.

HÁ DOIS CAMINHOS
O "CAMINHO" que contemplamos: 1) fará sentido se permanecermos olhando; 2) criará um desejo interno de andar naquela direção; e 3) nos levará a algo novo. Primeiramente, vejamos como esses conceitos se aplicam ao jeito como os homens encaram o caminho.
Provérbios 14:12 (RA) Há caminhos que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte.
Se concentrarmos nossos olhos em direção ao nosso próprio caminho, ou no caminho do mundo, veremos como o versículo acima faz sentido. E, se continuarmos a meditar sobre o assunto, veremos que o caminho que contemplamos é realmente algo absurdo. Se nossa mente se concentrar nessa direção, desejos começarão a se desenvolver, e eles se tornarão o ingrediente que nos levará à nossa destruição.
Qualquer tipo de pecado serve de exemplo, mas examinemos a amargura. Se alguém faz algo contra nós, quanto mais pensamos no assunto, mais razões encontramos para odiar a pessoa, ficarmos com raiva dela, ou nos sentirmos ofendidos. Quando contemplamos a possibilidade de vingança, o desejo de nos vingar toma raiz e a amargura se estabelece em nosso coração. E para onde isso tudo nos levará?
Tiago 1:14-15 (BLH) Mas uma pessoa é tentada quando é atraída e enganada pelos seus próprios maus desejos. Então esses desejos fazem nascer o pecado, e o pecado quando já está maduro, produz a morte.
Ezequiel 18:23-31 (RA) "Acaso tenho eu prazer na morte do perverso? diz o Senhor Deus; não desejo eu antes que ele se converta dos seus caminhos, e viva? ... Pois se considera, e se converte de todas as transgressões que cometeu, certamente viverá, não será morto... Convertei-vos e desviai-vos de todas as vossas transgressões; e a iniquidade não vos servirá de tropeço. Lançai de vós todas as vossas transgressões com que transgredistes, e criai em vós coração novo e espírito novo; pois por que morreríeis, ó casa de Israel?"
Ezequiel 33:11 (RA) ... "Não tenho prazer na morte do perverso, mas em que o perverso se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos"...

DECIDA ONDE VAI OLHAR
Efésios 4:17-24 (NVI) Assim, eu lhes digo, e no Senhor insisto, que não vivam mais como os gentios, que vivem na futilidade dos seus pensamentos. Eles estão obscurecidos no entendimento e separados da vida de Deus por causa da ignorância que neles há, devido ao endurecimento dos seus corações. Essas pessoas, tendo perdido toda sensibilidade, entregaram-se à depravação, cometendo com avidez toda espécie de impureza. Todavia, não foi assim que vocês aprenderam quanto a Cristo. De fato, vocês ouviram falar dele, e nele foram ensinados de acordo com a verdade que está em Jesus. Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, e serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e santidade provenientes da verdade.
Efésios 2:1-3 (NVI) Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência. Outrora todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades [desejos] da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira.
Gálatas 5:16 (NVI) Por isso digo: vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfará os desejos da carne.

ONDE TEM COLOCADO SEUS OLHOS?
Alguém disse que "o homem justo faz o que ele quiser - mas ele quer fazer somente a vontade de Deus". "Fazer somente a vontade de Deus" está intimamente relacionado com a nossa deliberação em considerar nossa carne crucificada com Cristo. Isto e possível quando nos arrependemos rapidamente assim que começamos a meditar sobre o pecado e nos tornamos para Deus. Se assim não agirmos e dermos brecha à "ordem deste mundo", nosso desejo pelo pecado aumentará. Desejos carnais mesmo quando não praticados geram corrupção e morte.
Mateus 5:28-29 (NVI) "Mas eu lhes digo: qualquer que olhar para uma mulher para desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração. Se o seu olho direito o fizer pecar, arranque-o e lance-o fora. é melhor perder uma parte do seu corpo do que ser todo ele lançado no inferno".
Nossos desejos são feitos para serem consumados, não para serem contidos em nossa mente ou serem usados para pecarmos. Deus sabe o que ocorre em nosso interior, por isso mesmo Ele nos promete e nos dá desejos novos pelo Seu Espírito, fazendo com que a justiça se torne um "fardo leve" para aquele que se arrepende. Nos tornamos para Ele e Ele nos dá poder. Nós perdemos "nossa" vida e Ele nos faz Suas novas criaturas - dando-nos mente nova, novos desejos (coração) e obras. Não há nenhum negócio melhor do que este.
Romanos 8:5-9 (NVI) Os que vivem segundo a carne têm suas mentes voltadas para o que a carne deseja; mas os que vivem de acordo com o Espírito tem suas mentes voltadas para o que o Espírito deseja. A inclinação da carne é morte, mas a inclinação do Espírito é vida e paz; a inclinação da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo. Os que são dominados pela carne não podem agradar a Deus. Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo.

VEJAMOS QUAL É A VONTADE DE DEUS
Portanto, como podemos nos livrar da morte certa já que o caminho do pecado parece direito, cria desejos em nós e nos leva à destruição? Devemos nos arrepender - devemos nos tornar, ou então pereceremos. Mas nos tornamos para quem? Se nos tornarmos para "caminhos de homens" certamente seremos levados à morte. Temos que descobrir qual é a vontade de Deus - Seu caminho, e então devemos nos tornar para aquela direção.
Efésios 5:15-17 (NVI) Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem, não como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus. Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor.
Voltemos ao nosso exemplo sobre a amargura (ou qualquer outro pecado). Se pararmos de maquinar como podemos atingir a pessoa que nos ofendeu de uma maneira vingativa e começarmos a reclamar da nossa dor e ficar com pena de nós mesmos, isso não quer dizer que nos arrependemos. Arrependimento é adquirir o ponto de vista de Deus. Em outras palavras, olhar para as circunstancias como Deus as vê.
Efésios 5:8-10 (NVI) Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz, pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade; e aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor.
Por favor, lembrem-se que se Deus, pela Sua graça, nos revela algo, pode ser que o que Ele nos mostra não faça sentido imediatamente. Um outro exemplo de amargura: a vontade de Deus é perdoar! "Isso é ridículo e não pode ser verdade"; essa é a nossa primeira reação. (Novamente, qualquer pecado se aplica aqui). Mas se não permitirmos que nossos olhos se movam quando estamos aprendendo a perspectiva de Deus, se continuarmos olhando, veremos que Sua vontade é boa, agradável e perfeita. O caminho correto está além do caminho que "parecer reto".
Em nosso exemplo, se progredirmos da amargura para o perdão, veremos que o caminho de Deus é a nossa melhor vingança - que perdão é como "colocar brasas vivas sobre a cabeça" de nossos inimigos. Se perdoarmos ao invés de nos revolvermos em nossa amargura, o poder que a pessoa que nos ofendeu tem sobre nós é quebrado, e percebemos que estávamos machucando a nós mesmos. Se continuarmos a adotar o ponto de vista de Deus, com o passar do tempo, ao analisarmos nosso jeito antigo diremos, "O que eu estava fazendo? Que ridículo!" (Novamente, qualquer pecado pode ser utilizado como exemplo). Portanto, não se impaciente se o caminho de Deus não parece o melhor - continue com seus olhos fixos Nele.
Tiago 1:25 (Phi) Mas o homem que observa a lei perfeita, a lei da liberdade, e habitualmente a observa, não é como o homem que ouve e esquece. Ele coloca aquela lei em prática e alcança verdadeira felicidade.
Salmo 34:5,8 (RA) Contemplai-o e sereis iluminados, e os vossos rostos jamais sofrerão vexame... Oh! provai, e vede que o SENHOR é bom;

O DOM DE DEUS QUE ACOMPANHA O ARREPENDIMENTO - NOVOS DESEJOS
1 Pedro 2:2 (NVI) Como crianças recém-nascidas, desejem intensamente o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçam para a salvação
Salmo 119:104-105 (RA) Por meio dos teus preceitos consigo entendimento; por isso detesto todo caminho de falsidade. Lâmpada para os meus pés e a tua palavra, e luz para os meus caminhos.
Salmo 16:11 (RA) Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alergia, na tua destra delícias perpetuamente.
2 Pedro 1:3-4 (NVI) Seu divino poder nos deu todas as coisas de que necessitamos para a vida e para a piedade, por meio do pleno conhecimento daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude. Por intermédio destas ele nos deu as suas grandiosas e preciosas promessas, para que por elas vocês se tornassem participantes da natureza divina e fugissem da corrupção que há no mundo, causada pela cobiça [desejos maus].
Romanos 12:1-2 (NVI) Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

ADMOESTAÇÃO PARA AQUELES QUE DESEJAM "OLHAR PARA TRÁS"
Isaías 30:15 (RA) Porque assim diz o Senhor Deus, o Santo de Israel: Em vos converterdes e em sossegardes, está a vossa salvação; na tranqüilidade e na confiança a vossa força, mas não o quisestes.
Filipenses 3:19 (NVI) Quanto a estes, o seu destino é a perdição, o seu deus é o estômago e a sua glória está no que é vergonhoso; eles só pensam nas coisas terrenas.
2 Pedro 2:21-22 (NVI) Teria sido melhor que não tivessem conhecido o caminho da justiça, do que, depois de o terem conhecido, voltarem as costas para o santo mandamento que lhes foi transmitido. Confirma-se neles que é verdadeiro o provérbio: "O cão voltou ao seu vômito" e ainda "a porca lavada voltou a revolver-se na lama".
Lucas 9:62 (NEB) Jesus lhe disse, "Ninguém que coloca sua mão no arado e continua olhando para trás é apto para o reino de Deus".

A URGÊNCIA DO ARREPENDIMENTO
Isaías 55:6-7 (RA) Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo os seus pensamentos; converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar.
Romanos 2:4 (Phi) Vocês estão interpretando erroneamente a generosidade e misericórdia longânime de Deus para com vocês como sendo maldade da Sua parte? Não percebem que a bondade de Deus é manifesta para conduzir vocês ao arrependimento?
Atos 17:30 (NVI) No passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em todo lugar, se arrependam.
Tiago 5:19-20 (Phi) Meus irmãos, se alguém entre vocês se desviar da verdade, e alguém o fizer voltar ao caminho reto, saibam que o que converte o pecador do seu caminho errado, resgatou uma alma da morte e assim agindo "cobrirá uma multidão de pecados".

O OBJETO DO DESEJO
I João 2:15-17 (BLH) Não amem o mundo, nem o que há nele. Se vocês amam o mundo, não amam a Deus, o Pai. Os maus desejos da natureza humana, a vontade de ter o que agrada aos olhos e o orgulho pelas coisas da vida, tudo isso vem do mundo. O mundo passa, com tudo aquilo que as pessoas desejam, porém quem faz a vontade de Deus vive para sempre.
Mateus 6:32-33 (Phi) Os pagãos estão sempre procurando estas coisas; o Pai celeste de vocês sabe que vocês necessitam de todas estas coisas. Coloquem seus corações primeiramente no seu reino e bondade e estas coisas serão naturalmente acrescentadas a vocês.
Colossenses 3:2 (NVI) Mantenham seus pensamentos nas coisas do alto e não nas coisas terrenas.
Salmo 101:3 (RA) Não porei coisa injusta diante dos meus olhos...
Romanos 13:14 (NVI) ... revistam-se do Senhor Jesus Cristo, e não fiquem premeditando como satisfazer os desejos da carne.
Salmo 105:4 (RA) Buscai o Senhor e o seu poder; buscai perpetuamente a sua presença.
Salmo 119:36-37 (RA) Inclina-me o coração aos teus testemunhos, e não à cobiça. Desvia os meus olhos para que não vejam a vaidade, e vivifica-me no teu caminho.
Atos 2:38 (NVI) Pedro respondeu: "Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.

ARREPENDER OU PERECER
2 Timóteo 2:19 (NVI) ... "O Senhor conhece os seus" e "afaste-se da iniquidade todo aquele que confessa o nome do Senhor".
Quando ouvimos pela primeira vez a afirmação "arrepender-se ou perecer" ela pode parecer um tanto dura. Mas quando nos voltamos para Deus vemos que este é um presente e tanto. Afinal de contas, nós temos alguém para quem podemos nos tornar. Fora do amor de Deus, a única opção que temos é perecer. Mas a graça de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo foi manifestada. É um privilégio podermos nos tornar para Ele.
Atos 3:19-20 (NVI) Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados, para que venham tempos de refrigério da parte do Senhor...
Hebreus 12:2 (NVI) Tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé...