29 de agosto de 2011

A PESSOA DO ESPÍRITO SANTO

Introdução: “A natureza do Espírito Santo é um mistério. Os homens não a podem explicar, porque o Senhor não lho revelou. Com fantasiosos pontos de vista, podem-se reunir passagens da Escritura e dar-lhes um significado humano; mas a aceitação desses pontos de vista não fortalecerá a igreja. Com relação a tais mistérios - demasiado profundos para o entendimento humano - o silêncio é ouro”. (Ato dos Apóstolos, 28).
- Vivemos numa época onde o Espírito Santo ao mesmo tempo é realçado pelo (Pentecostalismo) e por outros é tido como inferior - dizem que Ele é uma força ativa – testemunhas de Jeová.
- A tradição do termo “espírito” leva a pensar que o Espírito Santo é algo sem forma e sem personalidade.
- Devemos estudar sobre o Espírito Santo com as nossas mentes voltadas para Cristo. I Cor. 12:3 “Por isso, vos faço compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus afirma: Anátema, Jesus! Por outro lado, ninguém pode dizer: Senhor Jesus! Senão pelo Espírito Santo”.
- É o Espírito Santo que traz a Trindade para perto de nós neste mundo de pecado.
I – A Pessoa do Espírito Santo
A- Personalidade do Espírito Santo
a) Inteligência: I Coríntios 2:10-11; Efésios1:17; Isaías.11:2: “Repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.”
b) Sensibilidade: Efésios 4:30 “E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção”.
c) Vontade Soberana: I Coríntios 12:11: “Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente”.
d) Criador: Génesis 1:2: “A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas.”
e) Capaz: Zacarias 4:6: “Prosseguiu ele e me disse: Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel: Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos.”
f) Professor: João.16:13: “…quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.”
g) Diretor e Guia: Isaías 48:16 e Romanos 8:14: “Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.”
h) Confortador: João 14:26 “…mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.”
i) Conduz à Salvação: João.16:8: “Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo.”
j) Retém o pecado: Génesis 6:3:” Então, disse o SENHOR: O meu Espírito não agirá para sempre no homem, pois este é carnal; e os seus dias serão cento e vinte anos.”
l) Líder: Atos 8:29: “Então, disse o Espírito a Filipe: Aproxima-te desse carro e acompanha-o.”
m) Associado ao ser humano: Actos 15:28: “Pois pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor maior encargo além destas coisas essenciais.”
II – O Espírito Santo é Objeto Pessoal de Fé
A- Há pecado contra o Espírito Santo: Isaías 63:10: “Mas eles foram rebeldes e contristaram o seu Espírito Santo, pelo que se lhes tornou em inimigo e ele mesmo pelejou contra eles.”
B- Pode ser entristecido: Efésios 4:30: “E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.”
C- É reverenciado: Salmo 51:11: “Não me repulses da tua presença, nem me retires o teu Santo Espírito.”
D- Deve ser obedecido: Actos 10:19-21: Enquanto meditava Pedro acerca da visão, disse-lhe o Espírito: Estão aí dois homens que te procuram; levanta-te, pois, desce e vai com eles, nada duvidando; porque eu os enviei.”
III – Deidade do Espírito Santo
A- Possui vida em si mesmo: Romanos 8:2: “Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.”
B- Omnipresença: Salmo 139:7: “Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face?”
C- Omnisciência: I Coríntos 2:10-11: “Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus.”
D- Omnipotência: Lucas 1:35: “Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus.”
E- Criador: Génesis 1:2: “A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas.”
F- Santo: Lucas 11:13: “Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?”
G- Eterno: Hebreus 9:14: “…muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!”
H- Revelador: II Timóteo 3:16: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça.”
Conclusão: O Espírito Santo é um ser Pessoal, não uma força activa. É divino e deve receber a mesma honra prestada às outras Pessoas da Trindade. É um com o Pai e com o Filho, mas ao mesmo tempo é um Ser distinto com vida em si mesmo.
Preparado e adaptado por: Pr. Yuri Ravem Guilherme Vasconcelos e Paiva

17 de agosto de 2011

O PLANO ORIGINAL DE SAÚDE PARA O SEU POVO

Hoje fui ao médico, é triste estar doente e é formidável ser assistido por um bom médico. Seria muito melhor não ficarmos doentes, não acha? Os cientistas travam uma luta tremenda contra a doença. Bem como, contra a prevenção da mesma, neste campo coloca-se a luta contra o colesterol, tabagismo, stresse, obesidade e álcool. Hospitais e instituições psiquiátricas estão cheias de pessoas que ignoraram os avisos – de que lado quer estar dos que aceitam a prevenção ou dos que dizem: “perdoa-se o mal que faz pelo bem que sabe!” Realmente, a escolha é nossa. No entanto Deus importa-se com o seu corpo, e Ele estabeleceu um plano de saúde gratuito e um manual para consulta… a Bíblia! Para saber sobre como podemos ter melhor saúde e uma vida mais longa, examine este Estudo – mas não se esqueça de ler tudo antes de tirar conclusões precipitadas!
1. São os princípios de saúde uma parte da verdadeira religião da Bíblia?
“Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma.” (3 João 2).
R: Sim. Na verdade a Bíblia coloca a saúde perto do topo da lista em importância. A mente do homem, a natureza espiritual, e o corpo estão interligados e interdependentes. O que afeta um afeta o outro. Se o nosso corpo não é tratado como deve ser, a nossa mente e natureza espiritual não podem tornar-se no que Deus ordenou que deveriam.
2. Qual a razão de Deus dar regras de saúde ao seu povo?
“O Senhor nos ordenou que obedecêssemos a todos estes decretos … para que sempre fôssemos bem sucedidos e preservados em vida, como hoje se pode ver.” (Deut 6:24).
R: Deus deu normas de saúde, porque Ele sabe o que é melhor para o corpo humano. Os fabricantes de automóveis colocam um “manual de operações” no porta-luvas de cada automóvel novo, porque eles sabem que é melhor para o seu produto. Deus, que fez o nosso corpo, também tem um “manual de operações”. A Bíblia Sagrada é esse manual de instruções. Ignorar este manual divino acarreta em enfermidade, raciocínio imperfeito, vida desperdiçada, assim como abusar de um carro (contra o conselho do fabricante) resulta em sérios problemas com o veículo. Seguir as regras de Deus resulta em preservação da saúde e uma vida mais abundante (João 10:10). Essas grandes leis da saúde são como uma parede ou muro para impedir a entrada das doenças de Satanás. Deus diz quais são essas regras, para que possamos evitar as armadilhas do diabo.
3. Tem As regras de saúde de Deus algo a ver com comer e beber?
“Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.” (1 Coríntios 10:31).
R: Sim, um cristão vai comer e beber de forma diferente – tudo para a glória de Deus – usando apenas “o

14 de agosto de 2011

É A OBEDIÊNCIA UM ACTO DE LEGALISMO?

As pessoas pensam que podem sem problemas violar as leis de trânsito, ou deixar de pagar impostos. No entanto, Deus e as Suas leis são muito diferentes. Deus vê tudo o que fazemos, ouvimos e dizemos, e Ele realmente dá importância ao nosso comportamento. Até os nossos pensamentos são por Ele conhecidos. Ainda que o Senhor ofereça perdão pelos nossos pecados, o resultado por se quebrar a lei de Deus é a morte. Surpreendentemente, alguns cristãos dizem que qualquer tentativa de obedecer à lei de Deus resulta num ato de legalismo. No entanto, Jesus disse que se realmente amamos a Deus, faremos tudo o que Ele nos pede. Então é a obediência um ato de legalismo? Dedique tempo para ler este estudo com cuidado… consequências eternas estão em jogo!
Será que Deus se importa comigo e toma nota das minhas ações?
“Tu és Deus que me vê” (Génesis 16:13). “SENHOR, tu me sondaste, e me conheces. Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. … e conheces todos os meus caminhos. Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces” (Salmo 139:1-4). “até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados” (Lucas 12:7).
R: Sim, Deus conhece cada um de nós (cada pessoa no planeta) melhor do que nós mesmos. Ele tem um interesse pessoal em cada ser humano e supervisiona atentamente tudo o que fazemos. Nem uma palavra, pensamento ou ação é escondido d´Ele.
Posso ser salvo para o Seu reino sem obedecer à Sua Palavra, como encontrada na Bíblia Sagrada?
“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus” (Mateus 7:21). “se é que queres entrar na vida, guarda os mandamentos” (Mateus 19:17). Ele “veio a ser autor de eterna salvação para todos os que lhe obedecem” (Hebreus 5:9).
R: Não! As Escrituras são muito explícitas quanto a este ponto. A salvação e o reino dos céus são para aqueles que obedecem aos mandamentos do Senhor. Deus não promete vida eterna àqueles que simplesmente fazem uma profissão de fé ou são membros da Igreja ou são batizados, mas sim àqueles que fazem a Sua vontade, que é revelada nas Escrituras. Naturalmente, essa obediência só é possível através de Cristo (Atos 4:12).
Será Necessária a Obediência?

13 de agosto de 2011

A LEI DE DEUS AOS ROMANOS

Romanos 4:15 e 5:13 - “Porque a Lei suscita a ira; mas onde não há Lei, também não há transgressão.” – “Porque até ao regime da Lei havia pecado, mas o pecado não é levado em conta quando não há Lei.”
Aqueles que pregam que, a Lei de Deus foi abolida, forçosamente também terão de crer que não existe pecado, e se assim é, todos são justos, e todos se salvarão, creiam ou não em Cristo, tenham ou não nascido de novo. Sim, porque Deus não pode condenar nem destruir aqueles que não pecaram. Aceitando-se que a Lei Moral foi abolida por Cristo, não há mais necessidade de fé e muito menos angustiar-se por causa da perdição eterna, em chamas crepitantes.
Romanos 7:6 - “Agora, porém, libertos da lei, estamos mortos para aquilo a que estávamos sujeitos, de modo que servimos em novidade de espírito e não na caducidade da letra.”
Livres da Lei” - Por quê? Simples. Antes, porém, se achar que este “livre” é para fazer o que bem entende, isente Paulo primeiro. A transgressão da Lei é pecado (I João 3:4). Disso Paulo não deixa dúvidas. Diz ele: “…mas o pecado não é levado em conta quando não há Lei.” (Romanos 5:13). Guardando os mandamentos da Lei de Deus, não estaremos sob a condenação, mas “estaremos livres” de sua penalidade. Não livres da Lei. Veja bem, a razão:

8 de agosto de 2011

TRÊS MENSAGENS ANGÉLICAS PARA ESTE TEMPO

São os anjos seres reais? Às vezes chamados querubins ou serafins, esses poderosos espíritos ministradores aparecem por toda a história da Bíblia. Muitas vezes são vistos a proteger e a guia o povo de Deus, e outras vezes a punir o mal -, mas uma das suas missões mais importantes é a de revelar e explicar as profecias divinas. Já sabia que Deus disse algo especial através dos Seus anjos às pessoas do nosso mundo agitado? Em Apocalipse 14, Deus revela algumas mensagens impressionantes dos últimos dias codificadas no simbolismo dos três anjos voando no meio do céu. Tão significativas são essas mensagens, que, quando forem concluídas, Jesus retorna! Este estudo pretende dar uma visão geral sobre o assunto, e os próximos estudo irão apresentar outros detalhes incríveis dessa mensagem especial que Deus envia aos seres humanos.
1. Qual a razão para estudar o livro de Apocalipse? Acaso não está ele selado?
Resposta: Há seis razões cruciais para o estudo Apocalipse:
A. Este livro nunca foi selado (Apocalipse 22:10). A milenar controvérsia entre Cristo e Satanás, além das estratégias e planos tortuosos do diabo nos últimos dias, estão expostos no Apocalipse. Satanás não pode

6 de agosto de 2011

Os 10 Mandamentos de Deus (narração Cid Moreira)

OS DEZ MANDAMENTOS COMPARADOS: BÍBLIA NORMAL E BÍBLIA CATÓLICA ROMANA


DEUS NÃO MUDOU A SUA LEI. ENTÃO QUEM FOI?

Antes de ler, ter em conta aquilo que DEUS diz em Apocalipse:

"Eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro: Se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus lhe acrescentará as pragas que estão escritas neste livro; e se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus lhe tirará a sua parte da árvore da vida, e da cidade santa, que estão descritas neste livro." -Apocalipse 22:18-19

Prefácio
*Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
1*Não terás outros deuses diante de mim.
2*Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
3*Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão.
4*Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou.
5*Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.
6*Não matarás.
7*Não adulterarás.
8*Não furtarás.
9*Não dirás falso testemunho contra o teu proximo.
10*Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

fonte: Bíblia Sagrada em Éxodo 20. (A Bíblia da igreja Católica é igual à dos Protestantes, com a exepcão de que a Bíblia original não traz os livros apócrifos, ou deuterocanónicos -como eles preferem- da Septuaginta. Destes fazem parte os livros de Tobias, Judite, I e II Macabeus, Sabedoria de Salomão, Eclesiástico -também chamado Sirácide ou Ben Sirá-, Baruc -ou Baruque- e também as adições em Ester e em Daniel - nomeadamente os episódios da História de Susana e de Bel e o dragão).
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Os Dez Mandamentos que se ensinam actualmente na catequese de língua portuguesa da Igreja Católica:

■1º Amar a Deus sobre todas as coisas.
■2º Não invocar o Santo Nome de Deus em vão.
■3º Guardar domingos e festas de guarda.*
■4º Honrar pai e mãe.
■5º Não matar.
■6º Guardar castidade nas palavras e nas obras.*
■7º Não roubar.
■8º Não levantar falsos testemunhos.
■9º Guardar castidade nos pensamentos e nos desejos.*
■10º Não cobiçar as coisas alheias.

fonte: Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Católica#Dez_Mandamentos_e_a_Moral)

5 de agosto de 2011

SABE O SIGNIFICADO DA MARCA DA BESTA?

Um número tatuado, um chip sob a pele, ou algo mais subtil? Esta é uma das profecias mais mal interpretadas em toda a Bíblia – no entanto, é muito importante compreender corretamente o assunto. Neste estudo sobre a marca da besta, devemos tratar de algumas questões muito sensíveis, citando nomes e sendo específicos. Isto não é uma coisa popular hoje, mas temos de ser firmes, porque Deus ama o Seu povo e Ele quer que eles saibam a verdade. Esta mensagem não é nossa, mas de Jesus. E com a morte eterna frente aqueles que recebem a marca, seria um crime não indicar o caminho a quem possa correr risco de vida. Este tema deve provavelmente ser precedida por um aviso: “O DIABO NÃO QUER QUE VOCÊ COMPLETE A LEITURA DESTE ESTUDO”. Por favor, leia Apocalipse 13:1-8, 14:9-12, e 16-18, e ore para que o Espírito Santo lhe conceda um coração honesto e compreensivo antes de continuar este estudo.
Um lembrete urgente
Veremos em próximo estudo o terrível conflito que está em curso entre Deus e o diabo. Este conflito tem se intensificado ao longo dos séculos desde que Lúcifer, o anjo mais poderoso do céu, se rebelou contra Deus. Com os anjos que se juntaram a ele, ele tentou tomar o lugar Deus e assumir o controlo do Universo. Deus e os anjos leais, não tiveram escolha senão lançar Lúcifer e os anjos que se colocaram ao seu lado do céu. Lúcifer, que se tornou conhecido como o Diabo e Satanás, ficou furioso. A sua determinação de destruir a Deus e controlar o Universo tem crescido à media que o tempo passa. Surpreendentemente, ele ganhou o apoio da vasta maioria da população da Terra na sua

3 de agosto de 2011

ACTIVIDADES CLÁSSICAS DO OCULTISMO

a) Adivinhação - "É a arte de procurar prever ou predizer eventos futuros ou descobrir conhecimento oculto. As formas de adivinhação que abrem as portas da vida de uma pessoa para a entrada de demónios são leitura das mãos, bola de cristal, bacia de água, pêndulo, vara de adivinhação para localizar água no subsolo, cartas de Tarô e qualquer forma de leitura de cartas, leitura das folhas de chá, estudo das vísceras de um animal [como é feito no Candomblé]. Dra. Rebecca Brown, livro "Vaso para Honra", editora Danprewan, tradução de César de Azevedo Gil " pgs 170-171.
A "ciência" moderna criou algumas novas técnicas de adivinhação que são falsa ciência e 100% ocultistas. Entre elas estão: Grafologia, a análise da caligrafia. Existe uma grande legitimidade aqui, mas se ouvir coisas como 'você sofreu um acidente quando tinha onze anos e isso faz com que tenha dificuldades no relacionamento pessoal', saberá que está a ouvir adivinhação por meio do ocultismo. Iridologia - "A íris é a parte colorida do olho. Afirma-se que, simplesmente olhando a íris, pode-se diagnosticar qualquer doença do corpo." Isso é adivinhação. Cinesiologia - "É o estudo do movimento do ser humano. Lida com o estudo nos quais estão envolvidos músculos nos vários movimentos do corpo. Isso é ciência e não há problema algum aqui. No entanto, tipos alternativos de cinesiologia, Cinesiologia Aplicada e Cinesiologia Comportamental são ocultistas. Citotoxologia - É o diagnóstico de qualquer doença a partir do suposto estudo de células do sangue. Muita informação pode ser legitimamente obtida estudando-se o sangue, mas é impossível diagnosticar todas as doenças estudando-se um tipo de célula sanguínea. Reflexologia - É o diagnóstico de doenças por meio dos reflexos: é adivinhação ocultista. Hipnotismo - É basicamente um transe demoníaco. Está em violação direta à Palavra de Deus. Somos conclamados a levar cativo todo pensamento a Cristo [2 Coríntios 10:3-5] e a sermos sóbrios e vigilantes [1 Pedro 5:8]. Devemos estar sempre alertas. Deus considera-nos diretamente responsáveis por nós mesmos e pela nossa mente. O hipnotismo requer submissão da pessoa que está a ser hipnotizada. Demónios são sempre colocados numa pessoa por meio do hipnotismo. Quem O povo de Deus tem que ficar longe dessa armadilha." [Ibidem, pg 172-173] Neste ponto, posso ouvir algumas pessoas dizerem que a Odontologia emprega essa técnica, de forma que devemos estar enganados. A única coisa que posso perguntar é se você conhece a orientação espiritual do seu dentista que pratica o hipnotismo! As pessoas que praticam a "arte" têm um aspecto e actuam de forma absolutamente normal; se não fosse assim, qualquer um poderia saber quem é satanista praticante somente de olhar! A dra. Brown adverte repetidas vezes no seu livro que muitas pessoas na "arte" são profissionais da área médica. Não consulte médicos e dentistas que utilizam a técnica do hipnotismo! Nem imagina com que forças se está a meter, isso eu sei por experiência pessoal, quando era jovem fui um joguete nas mãos de um hipnotizador e era a brincar.

1 de agosto de 2011

A POSSESSÃO DEMONÍACA À ESCALA MUNDIAL

Demonstraremos que a possessão demoníaca de uma grande parte da população de um país é possível; detalharemos as várias portas que uma pessoa pode abrir e permitir a entrada de demónios na sua vida. Após descrevermos quais são essas portas, você perceberá que a vasta maioria da população do nosso país está a permitir a possessão por demónios.
A Nova Ordem Mundial está a chegar! Está preparado?
Compreendendo o que realmente é a Nova Ordem Mundial, e como está a ser implementada gradualmente, não é difícil ver o progresso dela nas notícias do dia a dia!!
Aprenda a proteger-se a si mesmo e aos seus amados!
Após ler este artigo, nunca mais verá as notícias da mesma forma.
É possível que toda a população de um país seja possessa